Uma história de amor segundo a Biblia


         


         A bíblia em todo o seu contexto vemos o amor imerecido de Deus por nós humanos, desde Adão até a ultima criança que nasceu nesse exato segundo, mas quero trazer sua atenção a uma pequena manifestação desse tão sublime amor porem que mudou a vida e a história de uma mulher, essa mulher foi a primeira a ter seu nome como um livro das escrituras sagradas e teve um papel importante nos planos de Deus.
       
        O livro de Rute conta uma das histórias mais lindas da bíblia, constituída por muito amor, valores, respeito e uma linda amizade.  Vejo que o proposito desse livro é mais uma forma linda do pai mostrar seu amor.
Como conta a história Rute uma gentia, moabita se casa com hebreus e sendo assim passa a conhecer seus costumes e seu Deus, a morte do sogro do cunhado e do irmão, causou uma grande tristeza na família, o que restava para Noemi sua sogra era voltar para sua terra natal, chegou a seus ouvidos que 
Deus se lembrou de Belém.

          Noemi decidida a voltar diz para suas noras e viúvas órfa  e Rute:
 (RT 1.11) Porém Noemi disse: Voltai minhas filhas! Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no ventre filhos, para que vos sejam por maridos?
12 Tornai filhas minhas! Ide-vos embora, porque sou velha demais para ter marido. Ainda quando eu dissesse: tenho esperança ou ainda que esta noite tivesse marido e houvesse filhos,
13 esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Abster-vos-íeis de tomardes marido? Não, filhas minhas! Porque, por vossa causa, a mim me amarga o ter o SENHOR descarregado contra mim a sua mão.

Noemi diz a elas para voltar para suas famílias, seus costumes, seus deuses. Vejo aqui uma escolha difícil a se fazer, no meio do caminho órfã volta para traz escolhe voltar para seus costumes, família e deus. Mais Rute é fiel na sua escolha deixando para traz tudo o que órfã sem muito insistir abraçou, mas Rute era diferente, não só se apegou a Noemi mais ao Deus de Noemi mais ainda.
(RT 1.16) Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.

A chegada em Belém, não foi muito fácil, pobre e Noemi uma idosa, em terra estranha acredito que poderia ter chocado a Rute que vinha de uma perspectiva de vida totalmente diferente.
Então Rute encara a realidade e vai rapiscar espigas uma forma de conseguir mantimento para ela e Noemi
(Rt 2.2) Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele que mo favorecer. Ela lhe disse: Vai, minha filha!
Segundo a lei de Moises em (Dt 25.5-10) o levirato  é o costume, observado entre alguns povos, que obriga um homem a casar-se com a viúva de seu irmão quando este não deixa descendência masculina, sendo que o filho deste casamento é considerado descendente do morto.
Diante dessa lei o levirato, muitos dizem que foi um acaso ou obra do destino, mais vejo a mão poderosa de Deus agindo.

          Na família do falecido elimeleque havia um “resgatador” aquele que restauraria a família e os bens do falecido parente, esse homem se chama Boaz um senhor com posses e mui bondoso e integro.
Rute ao decidir rapisar espigas, vai sem saber ao campo de Boaz o mesmo que tinha o poder de resgatador, ele a ver em suas terras e a trata com toda educação.
  (Rt 2.3-4) Ela se foi, chegou ao campo e apanhava após os segadores; por casualidade entrou na parte que pertencia a Boaz, o qual era da família de Elimeleque.
4 Eis que Boaz veio de Belém e disse aos segadores: O SENHOR seja convosco! Responderam-lhe eles: O SENHOR te abençoe!

        Rute ao voltar para casa conta a Noemi tudo o que teria acontecido, Noemi então bola um plano a Rute para que Boaz venha fazer segundo a lei, a intenção de Noemi era nada mais nada menos que ver sua nora feliz então ela bola o plano de:
(Rt 3.1-5) 1 Disse-lhe Noemi, sua sogra: Minha filha, não hei de eu buscar-te um lar, para que sejas feliz?
2 Ora, pois, não é Boaz, na companhia de cujas servas estiveste, um dos nossos parentes? Eis que esta noite alimpará a cevada na eira.
3 Banha-te, e unge-te, e põe os teus melhores vestidos, e desce à eira; porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber.
4 Quando ele repousar, notarás o lugar em que se deita; então, chegarás, e lhe descobrirás os pés, e te deitarás; ele te dirá o que deves fazer.
5 Respondeu-lhe Rute: Tudo quanto me disseres farei.

        Rute ao se encontrar as escuraras com um homem poderia causar um grande escândalo, mais seus gestos foram todos com respeito e nunca de infringir os bons modos, ao descobrir e deitar-se aos pés de Boaz ela estava dizendo a ele para lançar sua capa sendo o resgatador de sua família
(Rt 3.9) Disse ele: Quem és tu? Ela respondeu: Sou Rute, tua serva; estende a tua capa sobre a tua serva, porque tu és resgatador.
Boaz ainda a abençoa:
(Rt 3.10-11) Disse ele: Bendita sejas tu do SENHOR, minha filha; melhor fizeste a tua última benevolência que a primeira, pois não foste após jovens, quer pobre, quer rico.
11 Agora, pois, minha filha, não tenhas receio; tudo quanto disseste eu te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.

           Então Boaz como um homem justo sabia que havia outro resgatador e que deveria fazer as coisas corretamente, ele vai ao encontro desse outro resgatador e ele simplesmente abre mão da responsabilidade, outra providencia do pai.
Sendo assim Boaz casa com rute, e tem um filho chamado Obede avo de Davi e da genealogia de Jesus Cristo.

         História maravilhosa, a qual Deus manifestou seu amor e sua misericórdia a todo tempo, ele foi fiel em seu proposito.
Restituiu a família, mostrou que não faz acepção de pessoas e que Tem nas mãos o controle de tudo.

Bom amores esse foi o poste de hoje espero que tenham gostado
Bjos !!!! e fiquem na paz de cristo




Nenhum comentário :

Postar um comentário